banner logo

Uma breve história de Vanir Petter, mulher, esposa, mãe e professora de confeitaria artística

A professora Vanir Petter começou a carreira de ensino em confeitaria artística em meados do ano de 1965, quando resolveu mudar de cidade, de Itajaí para Curitiba, para complementar o orçamento doméstico com o seu marido e atual parceiro de trabalho, que na época trabalhava como representante comercial de produtos de alto consumo.

Nessa época Vanir e Bernardo já tinham três filhos e tinham muita esperança que esta mudança de cidade seria benéfica para toda a família.

Ainda em Itajaí, Vanir Petter deu seus primeiros passos aprendendo a fazer bolos, docinhos e salgados na escola da prefeitura e com auxílio de literatura existente na época, os livros da famosa doceira Dolores Botafogo, começou a aceitar encomendas de doces, salgados e bolos para os mais diversos tipos de eventos.

Já em Curitiba, continuava com seu trabalho aceitando as encomendas e em uma de suas habituais clientes, ouviu que sua técnica era tão boa que ela deveria ensinar e transferir o seu conhecimento para outras pessoas, em sua grande maioria, mulheres, em busca de uma complementação da renda familiar, assim como ela o fazia no seu dia a dia.

No começo ela relutou porque não possuía lugar e nem condições de parar com as encomendas e arranjar alunas para este novo desafio. Com isso, a sua amiga lhe fez a proposta de conseguir um grupo de donas de casa e ofereceu a sua própria casa como local para realizar este curso. O primeiro curso foi o de bolos e foi recebido com tanto sucesso que Vanir resolveu levar em paralelo com as encomendas a realização destes cursos de bolos, doces e salgadinhos finos para festas.

Com o passar do tempo, Vanir notou que o ensino lhe dava mais prazer e uma realização melhor do que o das encomendas. Focou todos os seus esforços em transferir seu conhecimento e oferecer as alunas uma nova profissão e também a oportunidade de realização pessoal para o seu público. Da casa da amiga para a garagem de casa foi um pulo e, mais tarde, tendo sempre um local mais estruturado.

Hoje, passados mais de 40 anos e milhares de alunas e alunos profissionalizados, Vanir consolidou-se como uma das maiores profissionais do ramo em que atua, tendo sido recentemente convidada para fazer parte do corpo dicente do curso de pós-graduação Gastronomia da PUC-PR em Curitiba, lecionando a cátedra de confeitaria artística.

Vanir possui uma escola ampla e funcional, onde leciona suas aulas presenciais, desenvolve novidades constantemente e também faz as filmagens dos seus cursos on-line distribuídos por meio do portal www.ensinoeconhecimento.com.br/confeitaria-artistica/vanir-petter

Vanir nunca se deixou parar no tempo. Em 1995, viajou com um grupo de professoras brasileiras a Woodridge em Chicago, nos Estados Unidos e foi aperfeiçoar-se na Wilton Enterprises, considerada na época e ainda hoje, uma das melhores empresa do ramo no mundo. Desde então, resolveu que sua principal missão era a de aprender cada vez mais para poder inovar o seu trabalho e poder transferir conhecimento aos seus agora, alunos e alunas, pois os homens também se tornaram parte do seu público, predominantemente feminino.

Voltou outras duas vezes aos Estados Unidos e também foi a Porto Rico. Por diversas vezes, foi a São Paulo e Rio freqüentar cursos de renomados confeiteiros internacionais que vieram ao Brasil.

Abaixo os cursos que ela freqüentou:

Master Cake Decoration (The Wilton School of Cake Decorating) em Chicago (USA), Course in Sugar Artistry em Atlanta (USA), 21st Annual Cake Show em Baltimore (USA), 22nd Annual Cake Show em Orlando (USA), Seminário de Elaboracion y Decoracion de Cakes em San Juan (Porto Rico). Participou e organizou diversos cursos de Decoração de Bolos com Marco Antonio Lopez e Sonia Escobar de Miami (USA). Participou, na condição de palestrante, do VII CONAC - Congresso Nacional de Profissionais de Culinária. Participou, no Brasil, de diversos cursos com as renomadas profissionais Colette Peters (USA), Pilar Kurdi (Peru), Jill Maytham (África do Sul), Debbie Brown (Inglaterra), além de Nicholas Lodge, confeiteiro da Rainha Elisabeth II.

A LOJA VIRTUAL existe desde outubro de 2010 e foi uma necessidade e ao mesmo tempo um desejo dos seus alunos, pela própria exigência do mercado, cada vez mais desejoso por novidades. 

Por Ricardo Petter, filho mais novo. É responsável pela operação de venda de produtos utilizados em seus cursos.